Hoje vamos conversar sobre algo que muitas mães já fizeram em algum momento: comparar o desenvolvimento dos seus filhos com o de outras crianças.
Passei por isso no início da minha jornada. Por diversas vezes, olhei para outras crianças ao redor da minha filha e me perguntei por que ela ainda não fazia as coisas da mesma forma.
Na época, me faltava orientação, então busquei respostas em sites e ouvi conselhos de pessoas que não entendiam absolutamente nada sobre prematuridade. Por conta disso, vivi momentos de profunda angústia.
Minha missão aqui é te orientar com carinho, para que você não precise passar pela mesma dor que eu passei por falta de informação.
A armadilha da comparação
A maior armadilha em que podemos cair é a comparação! E isso vale tanto para mães de prematuros quanto para mães de bebês nascidos a termo.
“Cada criança é única, cada uma possui seu ritmo. Suas conquistas devem ser celebradas e seus desafios, superados, tudo no seu tempo.”
Aquilo que é fácil para uma criança pode ser um desafio enorme para outra. E está tudo bem. Não é justo colocar nossos filhos em uma balança invisível, tentando encaixá-los em um padrão que simplesmente não existe.
Prematuridade não é um problema
Outro ponto importante: não encare a prematuridade como um problema.
Seu filho não é um problema!
O que vocês enfrentam juntos é uma situação que exige cuidados, atenção, paciência e, acima de tudo, amor.
Todos nós temos questões a resolver ao longo da vida. Essa, neste momento, é a de vocês. E vocês vão vencer!
Enxergue com olhos de amor e aceitação
Quando passamos a enxergar nossos filhos com olhos de amor e aceitação, entendendo suas limitações e celebrando cada pequeno avanço, tudo muda.
As comparações perdem o sentido. O foco se torna o cuidado, o incentivo, o apoio diário. E então, encontramos o equilíbrio que tanto buscamos.
Confie no processo e respeite o tempo do seu filho
Confie no processo e respeite o tempo do seu filho. Ele está dando o melhor que pode e, mais do que ninguém, quer superar cada desafio.
Seja presença, apoio, acolhimento. Seu filho precisa de você assim!
Respeite o desenvolvimento do seu prematuro, enxergue-o como ele é: um guerreiro, cheio de força e dignidade. Ele merece isso!
#Prematuridade #InformaçãoÉPoder #DesenvolvimentoInfantil #RespeiteOCrescimento #MarcosDoDesenvolvimento #ApoioÀMaternidade #MãeInformada #Prematuro #SaúdeDoBebê #RedeDeApoio