Um assunto assustador, mas extremamente necessário. Só de imaginar que isso possa acontecer com o nosso bebê, já mexe profundamente com o emocional. Eu mesma vivi momentos intensos com minha filha, e precisei aplicar a Manobra de Heimlich. Você já ouviu falar nela?
Bebês prematuros têm reflexos de sucção e deglutição ainda imaturos, dependendo da idade gestacional em que nasceram. Isso faz com que muitos deles apresentem dificuldades na alimentação. É por esse motivo que, normalmente, só recebem alta do hospital quando já não apresentam mais sinais dessa imaturidade.
Mesmo assim, em casa, ainda podem acontecer engasgos. Com a minha filha, era algo frequente, mesmo ela dormindo com a cabeceira elevada e mesmo depois de arrotar após a mamada.
Se você passar por uma situação assim, por mais assustadora e desesperadora que pareça, é fundamental manter a calma. Eu sei, é difícil, mas você precisa entender que, naquele momento, será a única pessoa capaz de ajudar seu bebê.
Cada segundo conta. Quando alguém engasga, seja criança ou adulto, o tempo sem respirar pode causar danos sérios no cérebro. Por isso, agir rápido é essencial.
O refluxo pode ser um dos fatores que causam engasgos. Se você começar a perceber que isso está acontecendo com frequência, fique atenta e busque ajuda médica. Quanto antes identificar a causa, mais segurança e bem-estar você trará para o seu bebê.
Respira fundo, mamãe. Você está fazendo o melhor que pode.
Como aplicar a manobra de Heimlich? Observe a imagem.
