1) Manter a rotina de quando ele estava na UTI, respeitar os mesmos horários de medicações e de alimentação, ajudará na sua organização e o prematuro não irá estranhar o novo ambiente tão facilmente, podendo assim ser introduzida a nova rotina com mais leveza.
2) Cuidado com as visitas! Os prematuros tem a imunidade diminuída, considere o tanto de idas e vindas que ele viveu na UTI, o quanto precisou ser forte e guerreiro, não coloque tudo a perder. Evite se possível, visitas nos primeiros 60 dias pós internação. Após esse prazo opte pelas visitas rápidas.
3) Atenção redobrada com engasgos e refluxo! Procure deixar elevado o local onde seu prematuro vai dormir, para evitar engasgos, muito comum em prematuros.
4) A rotina para banho é normal, muito importante e relaxante. Aumenta o vínculo mãe e bebê. Não dê banhos apressados, aproveite e curta o momento com seu bebezinho.
5) O sono do prematuro seguirá no começo a rotina que ele vivia dentro da UTI. Então será uma adaptação tanto para ele quanto para você. Para que ele entre na nova rotina agora estando em casa demanda tempo e paciência. Mas no final, vai dar tudo certo!
6) Leite materno sempre será a melhor fonte de alimento para seu bebê. Amamente-o sempre que quiser e puder!